Rabada com polenta e agrião
15/11/2007
Tipo de prato: Principal
Ingredientes
- 3 kg de rabo de boi, cortados na junta
- 2 limões
- 6 cebolas grandes cortadas em cubos
- 6 tomates sem pele e sem semente cortados em cubos
- 2 pimentões verdes picados em cubos
- ½ cabeça de alho amassada com 3 colheres rasas de sal
- 2 colheres de sopa de óleo
- 2 latas de molho de tomate pronto
- 3 folhas de louro
- ½ maço de salsa
- ½ maço de cebolinha verde
- 1 colher de chá de pimenta dedo de moça picada
- 1 cálice de cachaça pura
- água para cozinhar a rabada
- 1 dose generosa de uísque 12 anos.
- 1 maço de agrião
tempo de preparo: 3 a 4 horas
Modo de preparo
Retire o excesso de gordura e cebo da rabada. Lave bem e deixe escorrer a água.
Em uma panela coloque o rabo, um pouco de água, o suco de limão e a cachaça e deixe ferventar. Ferva, escorra a água e reserve. Essa fervura tira o cheiro forte da carne e ajuda retirar a gordura.
Agora é a hora de usar o whisky. Em um copo apropriado, coloque 4 cubos de gelo e 4 dedos de um bom whisky 12 anos. Beba bem devagar, apreciando o malte puro envelhecido. Mas não se descuide da cozinha.
Coloque o óleo em uma panela grande onde será feita a rabada e leve ao fogo, colocando a rabada quando estiver bem quente. Vá mexendo até ficar dourada. Escorra a gordura e coloque o alho temperado com sal e a cebola picada e mexa mais um pouco. Depois de mexer, tome mais um gole de whisky.
Acrescente a água - já aquecida - aos poucos, juntando as folhas de louro, a pimenta, o tomate e o pimentão picados. Cubra com água mais ou menos dois dedos acima da carne. Tampe a panela, deixe ferver em fogo baixo e mexa de vez em quando.
Durante o cozimento, verifique o tempero, acrescentando sal, se for o caso, junto com um pouco de água. O cozimento é um processo lento, podendo levar de 2 a 3 horas. Mexa de vez em quando, acrescentando água se necessário.
Quando o caldo estiver homogênio, você pode retirar um pouco para tomar junto com o seu whisky, ou se preferir, juntando um pouco de farinha, fazendo uma espécie de pirão. É uma delícia! Se retirar o caldinho, não se esqueça de acrescentar um pouco de água. Apure o tempero.
Quando a carne estiver macia (experimente com um garfo: se o garfo penetrar e sair com facilidade, está no ponto), junte o molho de tomate, a salsa e cebolinha. Deixe cozinhando mais um pouco. Na hora em que a carne começar a se desprender do osso ela estará pronta. Coloque o agrião por cima, cobrindo toda a panela. Tampe, espere 5 minutos e sirva.
Preparo da polenta
Em outra panela, aqueça 2 litros de água para cozinhar a polenta. Coloque sal e um fio de óleo na água. Quando a água estiver fervendo coloque o fubá. Faça isso aos poucos e com uma colher de pau vá mexendo sem parar até ficar no ponto de desgrudar da panela. Se colocar pouco fubá a polenta ficará muito mole, parecendo um pirão. Faça como desejar, deixando mais ou menos consistente conforme a sua preferência. O ideal é que a polenta cozinhe, no mínimo, 30 minutos.
Para servir
Coloque a polenta pronta em um refratário. A rabada pode ser servida na própria panela
Bom apetite!
Rendimento
6 pessoas