Galinhada de Itaboraí
29/10/2007
Tipo de prato: Principal
Ingredientes
- 1 galinha caipira grande
- ½ kg. de coração de galinha/frango
- ½ kg. de moela de galinha/frango
- ½ kg. de fígado de galinha/frango
- 1 kg. de arroz lavado e escorrido
- 6 tomates sem pele e sem sementes picados em cubinhos
- 6 cebolas grandes picadas
- 1 pimenta doce picada (ou um pimentão)
- 1 lata de molho de tomate (250 gr.)
- 1 copo de oleo para fritura (ou 1 tablete de 200 gr. de manteiga)
- ½ maço de salsa
- ½ maço de cebolinha
- 3 folhas de louro
- quanto baste de sal
- noz-moscada ralada
- ½ cabeça de alho picado ou amassado
- suco de 3 limões
- água para cozimento
tempo de preparo: 4 horas
Modo de preparo
Separe a galinha em pedaços, limpe, lave-os bem e tempere com sal, alho, limão e uma "pitadinha" de noz-moscada ralada. Deixe descansar por 40 minutos. Limpe os corações, as moelas e os fígados e deixe-os separados sem tempero.
Coloque um pouco de alho, cebola picada e o óleo (ou a manteiga) numa panela grande e frite os pedaços da galinha até ficarem bem dourados. Acrescente o resto da cebola, os tomates e a pimenta doce picados, a lata de molho de tomate, as folhas de louro e continue refogando por mais alguns minutos até secar o fundo da panela. Mexa sempre para não queimar a galinha e nem grudar no fundo da panela. Em seguida, coloque água aos poucos até a altura de 2 dedos da borda da panela e deixe a galinha cozinhando em fogo alto.
Quando ferver a água, coloque em um canto da panela os corações, no outro lado as moelas e finalmente os fígados. Deixe cozinhando por mais uns 20 minutos. Mexa de vez em quando com cuidado para não misturar os miúdos da galinha. Não deixe a água da panela secar e vá acrescentando água aos poucos, se necessário. Coloque, se quiser, um pouco de cerveja na fervura. Fica delicioso...
Quando o fígado estiver pronto, sirva em um prato separado como tira-gosto. Faça isso também com o coração e a moela. Se você gostar, poderá tomar um caldinho de galinha, utilizando uma concha para retirar o caldo da panela. Cuidado, pois a mistura estará fervendo. Tome, de preferência, em uma caneca para não se queimar. Verifique o tempero e acrescente mais um pouco de sal, se for o caso.
Quando o caldo engrossar e a carne estiver bem macia, coloque a salsa e a cebolinha picadas. Misture bem, coloque o arroz, baixe o fogo e tampe a panela. Mexa sempre para o arroz não grudar e acrescente água se for necessário para o arroz acabar de cozinhar.
Bom apetite!
Rendimento
6 pessoas